Para evitar o ganho de peso ou iniciar um tratamento adequado quando os números da balança já começaram a subir, é fundamental entender o que está por trás desse ganho, que pode inclusive ser repentino e inesperado.
Leia este artigo até o final para conhecer os principais fatores que podem levar ao aumento de peso.
SEDENTARISMO
Embora a importância de praticar exercícios regularmente seja largamente divulgada, nunca é demais reforça-la. A pessoa que não se exercita acaba queimando menos calorias ao longo do dia, ficando mais propensa a ganhar peso. Além disso, já é comprovado que o sedentarismo afeta a força e a resistência dos músculos, e enfraquece os ossos, sendo muito prejudicial à saúde.
Existem diversas modalidades de exercícios e com certeza alguma irá encaixar na sua rotina. Movimente-se sempre!
Lembrando que em alguns casos específicos, como depressão e carência de determinados nutrientes, a pessoa pode apresentar fadiga extrema e não ter vontade de realizar as tarefas do dia a dia, cuidar da saúde e se exercitar. Caso note esses sintomas, não deixe de procurar auxílio médico para uma avaliação adequada.
MAUS HÁBITOS ALIMENTARES
Ter uma alimentação rica em alimentos industrializados e empobrecida em alimentos naturais, ficar muito tempo sem comer, consumir carnes gordurosas frequentemente, ingerir poucas fibras, usar temperos artificiais e muito sal no preparo das refeições, e tomar refrigerante são alguns hábitos que podem favorecer o ganho de peso.
Para manter uma rotina mais equilibrada, além de evitar esses hábitos, é aconselhável buscar auxílio profissional para uma alimentação adequada aos seus objetivos.
RETENÇÃO DE LÍQUIDO E ACÚMULO DE TOXINAS
Normalmente o problema ocorre em resultado a uma alimentação rica em sal, consumo insuficiente de água, permanecer muito tempo na mesma posição, passar por momentos de alterações hormonais ou pode estar associado ao uso de determinados medicamentos, como os anticoncepcionais. Esses fatores podem levar ao acúmulo de líquido dentro das células e também toxinas, aumentando o peso e promovendo a sensação de inchaço.
Nesses casos, além da importância de buscar auxílio médico e da opção de realizar o procedimento de drenagem linfática em uma clínica especializada, é possível contar com um auxílio natural para desintoxicar e eliminar os líquidos não necessários para o corpo. Clique aqui e confira as opções da HF Fórmulla.
ESTRESSE, ANSIEDADE E COMPULSÃO ALIMENTAR
Nesses casos, é comum que a pessoa coma mais e busque consumir alimentos que garantam sensação de prazer imediata, como os ricos em açúcar, por exemplo, o que favorece o ganho de peso.
Priorize estratégias que favoreçam o equilíbrio emocional e a melhora do humor, como meditar, ter um hobbie e fazer psicoterapia.
ALTERAÇÕES HORMONAIS
Alterações na tireoide, por exemplo, podem levar à diminuição do metabolismo e ao acúmulo de gordura, favorecendo o ganho de peso rápido.
Exames de rotina podem identificar essas alterações, possibilitando um tratamento adequado.
AVANÇO DA IDADE
É muito comum o ganho de peso estar relacionado à idade, principalmente no caso das mulheres que chegaram na menopausa, já que essa fase provoca alterações metabólicas e o organismo deixa de produzir o hormônio estrogênio, interferindo na distribuição da gordura no corpo.
De um modo geral, com o avanço da idade o metabolismo se torna mais lento e queima menos gorduras, contribuindo para que os números da balança aumentem.
Que tal conhecer os Pilares para emagrecer com saúde e manter o peso em qualquer idade? Acesse o nosso artigo sobre o assunto e confira!
PRIVAÇÃO DO SONO OU INSÔNIA
Não dormir bem provoca a diminuição do hormônio responsável pela saciedade, a leptina, favorecendo o aumento da ingestão calórica e o ganho de peso.
Para melhores noites de descanso, alimente-se de forma leve no jantar e desligue os aparelhos e as luzes, favorecendo a liberação da melatonina. Especialistas indicam que o ideal é dormir 8 horas por noite, de forma ininterrupta.
CONSTIPAÇÃO
A constipação, ou prisão de ventre, é caracterizada pela dificuldade persistente em evacuar, o que provoca o acúmulo de fezes endurecidas no intestino, favorece a geração de toxinas, gera sensação de inchaço e torna propício o aumento de peso.
USO PROLONGADO DE DETERMINADOS MEDICAMENTOS
Determinados medicamentos, como os corticoides por exemplo, podem levar à alteração do metabolismo das gorduras, influenciando a sua distribuição irregular e indesejada.
Obs: este material possui fins informativos. Ao notar o aumento de peso corporal gradual ou repentino, consulte seu médico de confiança.
Fontes consultadas: Tua Saúde | Saúde em Dia | Hospital Sírio-Libanês.
Fonte da imagem: Image by pvproductions on Freepik.