Emagrecer rápido, perder barriga e dietas para emagrecer são assuntos constantemente pesquisados. Muitas vezes, o desejo em alcançar uma melhor forma faz com que as pessoas se esqueçam que a peça-chave para emagrecer é aderir a hábitos mais saudáveis e equilibrados. Dietas extremamente restritivas podem proporcionar resultados inicialmente, mas além das grandes chances de causarem efeitos colaterais, não podem ser mantidas a longo prazo e o peso corporal volta a aumentar – ao que chamamos de efeito sanfona.
Leia este artigo até o final para saber quais são os pilares de um emagrecimento seguro, saudável e definitivo.
CAUSAS DO GANHO DE PESO
Existem diferentes fatores que podem levar ao ganho de peso e, muitas vezes, à obesidade, conforme listamos abaixo:
- Maus hábitos alimentares e sedentarismo;
- Fatores genéticos;
- Doenças que afetam o metabolismo e causam desequilíbrios hormonais, como o hipotireoidismo, por exemplo;
- Condições psicológicas, envolvendo estresse e ansiedade em excesso, além de compulsão alimentar, o que provoca um considerável descontrole da dieta e consequente dificuldade em gerenciar o peso corporal;
- Determinadas medicações também podem levar ao excesso de peso como efeito colateral.
5 PILARES PARA EMAGRECER COM SAÚDE
Emagrecer com saúde e segurança dispensa os extremos e está ligado a uma mudança consistente de hábitos, incluindo boa alimentação, a prática regular de exercícios e alguns outros pilares fundamentais que detalharemos a seguir.
PILAR 1 – ALIMENTAÇÃO
Inclua em sua rotina alimentos in natura, como as frutas, vegetais e tubérculos. As opções minimamente processadas também podem ser utilizadas, já que passaram por poucas alterações, como grãos e farinhas integrais, carnes congeladas, entre outros. Tente reduzir ao máximo o consumo de alimentos industrializados e artificiais. Para cada alimento que você gosta e sabe que não é saudável, busque algo para substituir. Por exemplo, os temperos em sachês podem ser substituídos por temperos naturais – orégano, tomilho, alecrim, açafrão, páprica, pimenta, etc. São muitas opções que deixarão suas preparações mais gostosas, saudáveis e sem aditivos!
As folhas verdes, como alface, agrião, rúcula, entre outras, são excelentes opções para ajudarem na saciedade – para isso, consuma uma porção de salada antes das principais refeições. Aqui também entram os grãos – sementes de chia e linhaça, por exemplo, favorecem a saciedade, reduzem o índice glicêmico dos alimentos e apoiam o emagrecimento.
Para emagrecer com saúde, evite também o consumo de açúcar e farinha refinada, visando a redução dos níveis de glicose e insulina, o que refletirá em um menor armazenamento de gordura no corpo.
PILAR 2 – EXERCÍCIOS REGULARES
Fazer atividades físicas regulares é primordial para a saúde do corpo e da mente! Caminhadas, treinos de musculação e pilates são ótimas opções.
Além dessas modalidades, pesquisas apontam que os exercícios de HIIT (Treino Intervalado de Alta intensidade), que se caracterizam pela variação de intensidade – alta e baixa – são excelentes para o aumento da queima calórica e emagrecimento, e podem ser feitos utilizando apenas o peso do próprio corpo.
Antes de iniciar qualquer prática, consulte seu médico de confiança e, claro, siga as orientações de um profissional de educação física.
PILAR 3 – EQUILÍBRIO EMOCIONAL
O estresse excessivo provoca alterações prejudiciais no organismo e favorece o aumento da concentração de gordura na região abdominal, devido à elevação do hormônio cortisol. No caso da ansiedade constante, ela normalmente está associada ao aumento do consumo de alimentos calóricos na busca pelo alívio da tensão, o que também dificulta a redução de peso.
Priorize estratégias que favoreçam o equilíbrio emocional e a melhora do humor, como meditar, ter um hobbie e fazer psicoterapia.
PILAR 4 – QUALIDADE DO SONO
A privação do sono está associada ao aumento da liberação de grelina, o “hormônio da fome”, fazendo com que se torne mais difícil controlar a ingestão calórica ao longo do dia. Alimente-se de forma leve no jantar e desligue os aparelhos e as luzes, favorecendo a liberação da melatonina, para um sono adequado e com mais qualidade. Especialistas indicam que o ideal é dormir 8 horas por noite, de forma ininterrupta.
PILAR 5 – SAÚDE INTESTINAL E DIGESTIVA
Desequilíbrios intestinais geram diversas alterações no corpo e podem atrapalhar o processo de emagrecimento. Estudos indicam que, nesses casos, toda a digestão é prejudicada e os alimentos ingeridos ficam mais tempo estagnados no intestino, gerando toxinas e fomentando a inflamação que já ocorre com o sobrepeso. Por outro lado, um intestino equilibrado e saudável absorve melhor os nutrientes, favorece o metabolismo e otimiza o gasto calórico.
Precisando de um auxílio natural para otimizar o seu processo de emagrecimento? Envie a sua receita ou entre em contato com a equipe da HF Fórmulla para assistência farmacêutica – chamar no Whatsapp.
Fontes consultadas: Portal Hospital Sírio-Libanês | Ativo Saúde | Revista Boa Forma | Portal Hospital Albert Einstein | Portal Folha de Pernambuco | Programa Detox e eBC de Bruna Cutait – Nutrição Integrativa.
Fonte da imagem: Imagem de jcomp no Freepik.